SERVIÇOS
Um Certificado Energético é um documento que avalia a eficiência energética de um edifício ou fração autónoma numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por peritos qualificados reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE). Contém informação sobre as características construtivas do imóvel e os consumos energéticos relativos a diferentes usos.
Neste documento são também apresentadas as possíveis medidas de melhoria a implementar ao nível do desempenho energético e do conforto térmico, como a instalação de vidros duplos, o reforço do isolamento ou a instalação de equipamentos mais eficientes, de forma a reduzir as suas despesas energéticas e, simultaneamente, melhorar a eficiência energética do edifício.
A apresentação do certificado energético é obrigatória para todos os imóveis, novos ou usados, no momento da celebração de contratos de venda ou arrendamento. É obrigatório também para imóveis em fase de pedido de licenciamento ou autorização de construção.
As reabilitações energéticas proporcionam a melhoria da segurança, qualidade térmica e conforto dos seus utentes, permitindo reduzir o consumo de energia para aquecimento, arrefecimento, ventilação e ainda a correção de patologias e aspeto dos edifícios.
Fornecemos estudo de reabilitação com orçamento, mapa e plano de trabalhos, o cronograma financeiro e os autos de medição. Possuímos uma base de dados de preços de materiais, equipamentos e serviços para reabilitação.
As medidas de reabilitação energética são constituídas por:
• Reforço da proteção térmica nas fachadas e cobertura;
• Controlo das infiltrações e vãos envidraçados;
• Recurso a captação de energia solar térmica e fotovoltaica.
Realizamos projetos de especialidades:
- Projetos de estruturas de betão armado;
- Projetos de estruturas metálicas;
- Projetos térmicos;
- Projetos acústicos;
- Projetos de abastecimento de águas;
- Projetos de drenagem de águas pluviais e residuais;
- Projetos de energia solar térmica;
- Projetos de climatização (ar condicionado, piso radiante e aquecimento central);
- Projetos de segurança contra incêndio;
- Projetos de rede de abastecimento de gás;
- Projetos de orçamentação.
Avaliação Acústica diz respeito à verificação da capacidade de isolamento sonoro dos elementos de construção nas edificações.
Através de indicadores de ruído é possível analisar o nível de conforto acústico e a sua conformidade com os limites fixados do espaço, visando sempre a melhoria da qualidade habitacional dos edifícios.
Ter uma avaliação acústica valoriza o imóvel com a sua informação pois os problemas de isolamento acústico raramente estão à vista. Por outro lado, também protege o proprietário do imóvel em litígios que possam ocorrer com o projetista ou construtor em relação a deficiências no isolamento acústico do imóvel.
A avaliação imobiliária é um relatório detalhado conforme a finalidade da avaliação para determinar o valor de uma propriedade, seguindo uma série de procedimentos.
O processo de avaliação deve ser realizado por um profissional devidamente certificado.
Os procedimentos são: a análise do imóvel e da sua envolvente, uma pesquisa completa das propriedades semelhantes/comparáveis da região onde se localiza o imóvel e cálculos de avaliações precisos, de acordo com a metodologia e as normas requeridas.
A Fiscalização de Obras consiste na verificação da conformidade da construção, assegurando o cumprimento das responsabilidades dos Autores de projeto, Empreiteiro, Diretor de obra, bem como do dono de obra.
- Deverá garantir o controlo da obra, no que diz respeito à execução dos trabalhos, gestão e qualidade das técnicas, materiais e equipamentos, assim como a higiene e segurança no trabalho.
- Deverá assegurar a coordenação entre todos os membros envolventes (os autores de projeto, diretor de obra, dono de obra e empreiteiro), de forma a encontrar a melhor solução nas inconformidades do projeto ou construção.
- Permanecer sempre atualizado sobre o processo de execução do projeto, através de relatórios e identificar áreas que possam causar potenciais atrasos e inconformidades.
O Aqua+ é um sistema voluntário de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios, criado pela ADENE para promover o uso eficiente da água. Orienta, no sentido das boas práticas, potenciando a opção por equipamentos, sistemas e soluções que permitam um uso mais eficiente da água.
Este sistema aplica-se a edifícios residenciais, em fase de projeto, de reabilitação, em uso ou fora de uso. A avaliação da eficiência hídrica incide sobre aspetos como o uso de fontes alternativas de água, os usos exteriores de água, a eficiência dos dispositivos, os equipamentos de lavagem e os sistemas de produção e distribuição de água quente.
É atribuída uma classe de desempenho entre F (pior) a A+ (melhor) e identificadas as oportunidades de melhoria de desempenho.
